Reações Elementais

 

Um dos sistemas mais importantes e mais complexos de Genshin Impact é o sistema de elementos e reações elementais. Este guia irá explicar como funcionam as reações de forma clara de forma a otimizar seu conhecimento e experiência de jogo.

Versão do jogo: v1.0

Versão do Guia: v1.0 10/11/2020

1.0 Elementos

Existem 7 elementos no mundo de Genshin Impact:

Pyro, Hydro, Anemo, Electro, Dendro, Cryo, Geo

Os personagens possuem o poder dos elementos, entender como eles reagem uns com os outros é a chave para derrotar monstros e explorar o mundo. Quando elementos diferentes se encontram, eles causam uma reação elemental.

2.0 Status Elemental

 

Status Elemental: Elemento ativo do alvo

 

Antes de entrarmos nas reações propriamente ditas, precisamos entender como funciona o Status Elemental.

Ao causar dano elemental em um alvo, você pode causar neste alvo o efeito de Status Elemental nele. Sabe aquele ícone de elementos que aparecem na cabeça do mob depois que você usa uma skill nele? Então, este é o Status Elemental.

O Status Elemental pode apresentar-se de duas formas:

  1. Nativo: O monstro já possui um elemento nativo que aplica naturalmente um Status Elemental nele, ou seja, ele possui um elemento próprio que não pode ser removido. (Exemplo: as Slimes elementais)
  2. Não-nativo: O monstro não possui um elemento nativo, ou seja ele é neutro e somente será afetado por um Status Elemental caso sofra um ataque elemental, ou o próprio ambiente do jogo aplique um Status Elemental (Exemplo: chuva deixando o mob Molhado e ativando o Status Elemental Hydro)

Nota:

  • Monstros/inimigos /mobs que possuem um elemento Nativo, como por exemplo as Slimes elementais e os cubos elementais), são imunes a danos que possuem o mesmo elemento que eles. Dessa forma não receberão dano de habilidades ou reações que causem dano do mesmo tipo de seu elemento. (ex: Slime de fogo é imune a dano de fogo).

No caso do seu personagem, ele não possui um elemento nativo, sendo assim não possui um Status Elemental. Porém o ambiente, os monstros, e algumas skills podem aplicar um Status Elemental em seus personagens, a chuva e a skill de cura da Barbara te deixam com o Status Elemental de Hydro. Neste caso um ícone do elemento será mostrado logo acima da sua barra de HP mostrando o Status Elemental ativo em seu personagem.

Algumas características dos Status Elementais

  • Quando o alvo é afetado pelo elemento Pyro, um pequeno dano por tempo será aplicado.
  • Quando um alvo é afetado pelo elemento Cryo, a velocidade de movimento é reduzida.
  • Quando o alvo é afetado pelo elemento Hydro, o status Molhado será aplicado.
  • O elemento Geo não causa um Status Elemental, ele apenas gera um Fragmento Elemental após ativar uma reação.
  • O elemento Anemo causa o Status Elemental apenas por um pequeno intervalo de tempo. Por isso não é usado antes de um outro elemento.
  • Quando o alvo é afetado pelo elemento Dendro, ele irá sofrer dano por segundo (DoT), caso ocorra uma reação entre Dentro e Pyro, o alvo irá explodir e voar para longe. Apenas alguns monstros possuem elemento Dendro nativo ativo.

2.1 Ley Line Disorders

 

Ley Line Disorders: Campo elemental que causa debuff

 

Quando em Abismo do Espiral e em alguns Domínios, você encontrará monstros ou objetos que possuem uma aura que causa um debuff em área.

Esse campo de efeito afeta apenas o personagem que estiver ativo em campo. Veja abaixo o debuff de cada tipo de campo.

3.0 Reações Elementais

Podemos dividir as Reações Elementais em 4 categorias:

Dano Aumentado: Vaporizar, Fundir

Dano Adicional: Sobrecarga, Supercondutor, Carregado Eletricamente, Estilhaçar, Redemoinho

Shield: Cristalizar

Outras: Queimadura, Congelar

3.1 Ativador

 

Ativador: Elemento que ativa a reação

 

Após falarmos de elementos, falamos do Status Elemental, agora antes de entrarmos mais profundamente nas reações, vamos entender o Ativador.

Ativador é o elemento que vai reagir com o Status Elemental aplicado no alvo criando a Reação Elemental. De forma mais simples, é o segundo elemento aplicado no alvo. Sendo assim, é quem de fato ativa a reação. É importante compreendermos qual o papel de cada um na reação, para podermos entender de forma mais fácil daqui adiante. Então Status Elemental é o primeiro elemento da reação e Ativador é o segundo, quem ativa.

3.2 Reações de Dano Aumentado

Tipos: Vaporizar, Fundir

Efeito: Aumenta diretamente o dano causado

Multiplicador de Dano: Dano Original x (100% + Fator Bônus)

Nota:

  1. Fator Bônus – dano adicional da reação elemental.
  2. Fator Bônus mudará dependendo da ordem em que os elementos são aplicados.
  3. O dano original depende do valor do ATQ, é passivo de ataque crítico, e afetado pelo bônus elemental proveniente dos artefatos. Também é afetado pela Maestria Elemental do personagem que ativa a reação, Vaporizar ou Fundir.

3.2.1 Fator Bônus

 

Fator Bônus: Bônus de dano

 

Fator Bônus é a porcentagem adicional de dano que será adicionado ao multiplicador de dano da reação ele é calculado pela ordem que os elementos são aplicados na reação e por efeitos de sets de artefatos específicos, como por exemplo o set de artefatos da Bruxa Carmesim.

3.2.2 Fundir

A tabela abaixo mostra os multiplicadores de dano para a reação Fundir de acordo com a ordem dos elementos aplicados no alvo. Prestem atenção que a ordem altera o valor dos multiplicadores.

3.2.3 Vaporizar

A tabela abaixo mostra os multiplicadores de dano para a reação Vaporizar de acordo com a ordem dos elementos aplicados no alvo. Prestem atenção que a ordem altera o valor dos multiplicadores.

3.3 Reações de Dano Adicional

Types: Sobrecarga, Supercondutor, Carregado Eletricamente, Estilhaçar, Redemoinho

Efeito: Causa dano adicional quando a reação elemental ocorre.

Multiplicador de Dano: Dano Fixo que depende do personagem que ativou a reação.

Nota:

  1. Não é afetado pelo valor de ATQ e não pode ser CRÍT
  2. Não é afetado pela diferença de level
  3. Não é afetado pela DEF do alvo
  4. Não há diferença de dano entre personagens (personagens de mesmo level causarão o mesmo dano)
  5. É afetado pela Resistencia Elemental do alvo

O dano causado por uma reação de Dano Adicional é apenas afetado por atributos que aumentam o dando da Reação Elemental respectiva, como por exemplo a Maestria Elemental e sets de artefatos (Thunder Fury, Bruxa Carmesim, etc).

Efeitos que reduzem a resistência elemental respectiva da reação pode aumentar o dano de uma Reação de Dano Adicional, como por exemplo Viridescent Venerer.

3.3.1 Sobrecarga

Sobrecarga +
Efeito Explosão de dano Pyro

 

Sobrecarga é a reação causa pelo encontro dos elementos Pyro e Electro. Esta reação causa uma explosão causando dano elemental em área (AoE) e arremessando os alvos para longe.

Efeito:

  • Explosões causadas por Sobrecarga podem reduzir drasticamente a durabilidade de escudos de elemento Geo.

Nota:

  1. Quando Sobrecarga for ativada em múltiplos mobs ao mesmo tempo, apenas uma instância de dano da sobrecarga será aplicada.

3.3.2 Supercondutor

Supercondutor +
Efeito Debuff de 40% de redução de defesa física

 

Quando os elementos Cryo e Electro encontram-se, a reação de Supercondutor acontece. Essa reação causa um pequeno dano em área, entretanto causa um debuff que reduz 40% da defesa física do alvo por 8s.

3.3.3 Carregado Eletricamente

Carregado Eletricamente +
Efeito Dano em cadeia e debuff Paralisar. 

 

Quando os elemento Electro e Hydro encontram-se, a reação Carregado Eletricamente acontece, causando dano elemental Electro em alvo único.

Efeito:

  1. O alvo receberá dano assim que a reação Carregado Eletricamente acontecer, e depois eletrocutará um segundo alvo próximo que esteja afetado pelo Status Elemental Hydro. É como um efeito de cadeia/corrente que vai transferindo a reação para alvos próximos e causando dano.
  2. A reação causa Paralisar nos alvos, podendo ser usada em sequencia causando o debuff Paralisar de forma contínua.
  3. Quando na água, a reação causará dano em ambos, aliados e inimigos.

3.3.4 Redemoinho

Redemoinho ou ou ou +
Efeito Causa dano elemental e espalha os elementos

 

Quando elemento Anemo atingir os elementos Pyro/Hydro/Cryo/Electro, o efeito de Redemoinho ocorrerá causando dano elemental adicional

Efeito:

  1. Redemoinho espalha os Status Elementais presentes nos alvos, podendo causar Reações Elementais em alvos afetados por elementos diferentes.
  2. No caso de apenas um elemento, a skill Anemo espalhará o Status Elemental entre os inimigos criando efeito de Redemoinho.

Como o Status Elemental Anemo é drenado rapidamente dos alvos, não é recomendado usá-lo antes de outros elementos.

O dano elemental causado pela infusão dos elementos no Redemoinho, é afetado pela Maestria Elemental do personagem que utilizou a skill de elemento Anemo.

Com o set de artefatos “Viridescent Venerer” você pode reduzir a Resistência Elemental dos alvos atingidos.

3.3.5 Estilhaçar

Estilhaçar Congelar + Claymore ou Geo
Efeito Inimigos congelados recebem dano adicional de Claymore e elemento Geo

 

O dano do Estilhaçar é mostrado como dano branco visualmente.

Diferente de outras Reações Elementais, este efeito ocorre quando um inimigo congelado é atingido por uma ataque com Claymore ou com dano elemental Geo. Estilhaçar irá casar um dano físico extra em alvo único. Geralmente usado em conjunto com Supercondutor pela redução de DEF do alvo.

As reações elementais supostamente deveriam coexistir entre cada elemento, entretanto, na mecânica de combate atual, Estilhaçar não coexiste com outras reações elementais.

Por exemplo, um alvo congelado na maioria dos casos:

  1. A skill elemental do Diluc somente ativará Fundir.
  2. A skill elemental da Beidou somente ativará Supercondutor.

3.3.6 Resumo das Reações Elementais de Dano Adicional

Personagem utilizado: Lv 80, 0 Maestria Elemental; Alvo: Hilichurl (10% todas resistências elementais)

Sobrecarga é visivelmente a reação elemental de Dano Adicional com maior dano em área AoE atualmente, entretanto como ela cria uma explosão que arremessa os alvos para longe, é recomendado ser usada junto com skills que juntem os mobs, como por exemplo o Ultimate do Venti.

A mecânica de Eletricamente Carregado permite que a reação seja executada duas vezes devido a não remoção do Status Elemental do alvo. Dessa forma se for usada o elemento Hydro para ativar a reação, é possível ficar reativando a reação frequentemente causando uma grande quantidade de dano em alvo único.

3.4 Cristalizar

Cristalizar ou ou ou +
Efeito Gera um Cristal que cria um escudo

 

Cristalisar acontece quando o elemento Geo atinge inimigos afetados por um dos outros elementos, Pyro/Hydro/Cryo/Electro. Um Cristal Elemental será criado e o Status Elemental do alvo será removido. Ao coletar esse cristal, você receberá um Escudo Elemental referente ao Status Elemental presente no alvo previamente.

Exemplo: Um inimigo com Status Elemental Electro recebe uma skill ou ataque Geo, um Crystal Elemental Geo será criado e ao ser coletado, criará um Escudo Elemental Electro no personagem.

Efeito:

  1. Escudo Elemental irá quebrar após absorver uma certa quantidade de dano.
  2. A durabilidade do escudo é influenciada pelo Level do personagem que ativou a reação, da Maestria Elemental e da Força de Escudos proveniente de artefatos (ex. Retracing Bolide). O HP e DEF não afetam na força do escudo.

3.5 Outras Reações Elementais

3.5.1 Queimadura

Queimadura +
Efeito Causa dano Pyro por segundo

 

O efeito de Queimadura ocorre quando o elemento Pyro atinge o elemento Dendro, ou quando atinge um inimigo que possua escudo de madeira. No caso de inimigos Dendro, Queimadura irá causar um DoT queimando o alvo. Já no caso de inimigos com escudo de madeira, Queimadura irá queimar o escudo até quebra-lo.

3.5.2 Congelar

Elementos
Efeito Congela o alvo impedindo-o de agir

 

Quando o elemento Hydro encontra o elemento Cryo a reação Congelar acontece, congelando o alvo por 6 segundos aproximadamente. Entretanto se o alvo for congelado novamente num período curto de tempo, a duração de Congelar será reduzida pra aproximadamente 3 segundos.

Congelar afeta o alvo com o Status Elemental Cryo, sendo Congelar apenas um debuff que previne o alvo de se mover. Congelar não aumenta o dano que o alvo recebe.

4.0 Conversão Elemental nos Ataques Normais e Carregados

Algumas habilidades possuem a característica de encantar sua arma/ataques com elementos, essa capacidade é a Conversão Elemental.

Os elementos possuem prioridade sobre as conversões, como mostrado abaixo:

  • Pyro > Cryo > Electro

Diluc, Chongyun, Keqing, Noelle, Bennett C6, são exemplos de personagens com capacidade de causar uma Conversão Elemental. No caso de mais de uma skill de Converão Elemental ser usada, a prioridade será do Ultimate. Por exemplo, o ult do Diluc sobrepõe a conversão do Chongyun, o campo do Bennett sobrepõe a conversão da Keqing.

6.0 Escudos Elementais

Em Genshin Impact existem dois tipos de escudos: Escudo de Resistência à Danos, Escudo de Redução de Dano.

  • Os Escudo de Resistência à Danos absorvem todo o dano causado ao alvo até que o escudo seja quebrado. São os escudos criados pelos Abyss Mages.
  • Os Escudo de Redução de Danos reduz o dano causado ao alvo até que o escudo seja quebrado. Uma porcentagem do dano causado atravessa o escudo atingindo o alvo. São os escudos criados pelos Fatui Skirmishers.

6.1 Vantagem Elemental Sobre Escudos de Resistência à Danos

  • Contra Pyro use Hydro
  • Contra Cryo use Pyro
  • Contra Hydro use Cryo

6.1 Vantagem Elemental Sobre Escudos de Redução de Danos

  • Contra Hydro use Electro
  • Contra Cryo use Pyro
  • Contra Geo use Geo (ou Sobrecarga)
  • Contra Pyro use Hydro
  • Contra Electro use Cryo

7.0 Conclusão

Em todas as Reações Elementais o dano depende da Maestria Elemental do personagem que ativar a reação.

As Reações de Aumento de Dano aumentam diretamente o dano causado, essas reações dependem do ATQ, bônus de dano elemental proveniente de artefatos, sets de artefatos que aumentam dano das reações, Maestria Elemental do personagem, e podem causar dano crítico.

As Reações de Dano Adicional possuem dano fixo baseado no level do personagem que ativar a reação. Essas reações não causam dano crítico. A Resistência Elemental do alvo e artefatos que aumentam especificamente o dano de reações influenciam em seu dano.

Sobrecarga possui o maior dano em área dentre as reações elementais.

Carregado Eletricamente possui o maior dano single target dentre as reações.

8.0 Referências

Guia base:  【空荧酒馆】元素反应机制讲解

Tradução EN: Harushizu永詩鶴

Tradução e adaptação PT-BR: GenshinPRO